1 de outubro de 2019


Mês marca início da Campanha de Castração



Iniciativa é voltada a animais que pertencem a famílias com renda de até cinco salários mínimos

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) iniciam neste mês de outubro uma campanha de castração que tem como principal objetivo esterilizar de cerca de 2300 animais (cães e gatos). Trabalho ocorre em parceria com as ONGs de proteção aos animais e visa diminuir a população de animais abandonados circulando pelas ruas. O foco será principalmente as fêmeas caninas e felinas. Famílias com renda de até cinco salários mínimos podem fazer a inscrição do seu animal de estimação.


Para participar é necessário preencher uma ficha, que está disponível com os grupos de protetores através das páginas deles no Facebook: Ajapra, Gang dos Patinhas, Ame Bicho e Bigodes e Ronrons. Moradores de área rural que desejam castrar cães e gatos podem ter acesso à ficha através da Secretaria de Agricultura.



A estimativa é que existam perto de 4.500 animais entre errantes, e semierrantes (que ficam na rua na maior parte do tempo, mas depois voltam para casa), no município. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, argumenta que a questão do abandono dos animais domésticos se agrava principalmente no fim do ano, “Neste período, algumas famílias viajam em férias e simplesmente deixam o seu bicho largado à própria sorte, por vezes em vias públicas, sem água e comida; Temos que levar em conta que nesta condição de errantes além da reprodução sem controle, eles também contribuem para proliferação de vetores de doenças, algumas transmitidas pelas fezes e urina como toxoplasmose ou o conhecido bicho geográfico, entre outras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário