16 de outubro de 2019


Fujama intensifica trabalho de resgate de animais silvestres



O trabalho de resgate de animais silvestres realizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) vem chamando atenção e está se tornando referência. O último, na semana passada, bastante dramático, foi registrado em vídeo.

Na ocasião, uma fêmea com 11 filhotes acabou morta, provavelmente vítima de atropelamento de trem, nas proximidades da Diretoria de Cultura. Os filhotes estão sendo acompanhados em um viveiro instalado na Fujama. Cerca de 40 seguem em observação e cuidados até que sejam reintegrados à natureza.


Boa parte do trabalho envolve alimentação, uma mistura a base de leite sem lactose, sal, açúcar e clara de ovo, introduzida com seringa a cada duas horas.

“No ano passado cuidamos de mais de 70 gambazinhos órfãos. São animais onívoros, alimentam-se tanto de vegetais e de carne, entre eles: ratos, serpentes, carrapatos, escorpiões e até caramujo africano”, esclarece o biólogo e chefe de Educação Ambiental, Christian Raboch Lempek. Uma proteína presente em gambás neutraliza o veneno de serpentes e escorpiões.

Desde 2017, houve uma intensificação da atividade, que resultou no resgate de cerca de 540 animais, entre eles gambás, serpentes, corujas, lagartos, tamanduás, aves, gatos e cachorros do mato. Os chamados para resgate devem ser feitos pelo fone: 3273-8008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário