4 de setembro de 2019

MUNDO ANIMAL/ RESGATES


Órfão, filhote de tamanduá recebe tratamento


Um filhote de tamanduá-mirim foi resgatado pela Fujama na segunda-feira e está em uma clínica veterinária conveniada com a Prefeitura de Jaraguá do Sul recebendo tratamento e alimentação.

De nome científico tamandua tetradactyla, o tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, teve a mãe morta por um cachorro, em Guaramirim. Os donos do animal pediram auxílio para professora de Biologia da Escola Lino Floriani, em Jaraguá do Sul, para salvar o filhote. Foi ela quem chamou a Fujama.


Segundo o biólogo Gilberto Duwe, o pequeno está sendo alimentado com leite especial. Ele estava com muitos carrapatos, o que requer atenção da equipe de veterinários. Dependendo do quadro de recuperação, o tamanduá poderá ser encaminhado a um Centro de Reabilitação em Florianópolis.

Uma curiosidade é que essa espécie não tem dentes e utiliza suas garras fortes e a língua comprida e pegajosa para se alimentar, sobretudo, de formigas e cupins.

Serpentes, gambás, gatos do mato, lagartos, tamanduás, corujas, gaviões e até bugios estão na lista dos animais resgatados pela equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente. Desde 2018, cerca de 530 foram resgatados. Os animais são avaliados antes de serem soltos em áreas de preservação permanente. 

Em caso de necessidade, o telefone da Fujama é o 3273-8008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário