7 de agosto de 2019

SESSÃO SOLENE


  
Escola Euclides da Cunha recebe homenagem da Câmara pelos 70 anos



A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na noite dessa terça-feira (06), homenageou a Escola Euclides da Cunha pela passagem dos seus 70 anos de história. A homenagem foi requerimento do vereador Arlindo Rincos (PSD) e aconteceu no salão de festas da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos.
Ao todo, foram homenageadas 14 pessoas, que receberam placa e flores das mãos dos vereadores e das autoridades presentes:

A Escola Euclides da Cunha teve sua construção iniciada em meados de 1945, quando o Interventor de Jaraguá do Sul, Tenente Leonidas Cabral Herberts, fez o lançamento da pedra fundamental. A inauguração ocorreu em 06 de agosto de 1949. Inicialmente, com 3 salas de aula, uma sala para a direção, banheiros e um pequeno galpão, a escola oferecia o ensino primário, até a 4ª série, e mais tarde, 2 anos complementares, não oferecendo o ensino ginasial.
Para irem à escola, muitos alunos andavam quilômetros a pé, outros iam de carroça, a cavalo, e apenas os mais afortunados iam de bicicleta. Todos tinham que usar uniforme; os meninos, short azul marinho, as meninas saiam de prega da mesma cor, e ambos camisa branca. Todo o uniforme era feito com tecido tergal.
Os recursos eram escassos, contava-se apenas com cadernos, quadro e giz branco. Somente os professores possuíam livros. Os mestres eram bastante severos e exigentes. A merenda era trazida de casa: pão com banha e açúcar, com melado ou com ovo cozido. Muitos traziam seus materiais em bolsas feitas com sacos de trigo, confeccionadas pelas próprias mães.
Os boletins eram preenchidos a mão, com caneta vermelha para as notas baixas e preta para as demais. A primeira diretora foi a Sra. Zuleica Mansani, a primeira professora foi a senhorita Lurdes Rochas e o 1º presidente da APP foi o sr. Alfredo Emílio Ernesto Benkendorf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário