25 de fevereiro de 2019


PEV começa a operar nesta quarta-feira 


A partir desta quarta-feira (27), a população de Jaraguá do Sul terá um espaço dedicado ao recebimento de materiais considerados sem serventia. Trata-se do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) que a Prefeitura, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e do Samae, coloca em operação. No PEV, os jaraguaenses poderão entrar com seus veículos e depositar móveis velhos, lâmpadas, baterias, pilhas, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, latas e embalagens vazias e materiais recicláveis. 
No terreno, foi construída uma guarita para controlar o acesso e caçambas identificadas para cada tipo de produto, e a Prefeitura dará o destino correto aos materiais depositados, reciclando o que ainda puder ser reaproveitado e encaminhando o restante para um aterro industrial devidamente licenciado. O principal objetivo do Ponto de Entrega Voluntária é oferecer um local para a população fazer o descarte consciente e evitar a formação de depósitos de lixo e entulhos em terrenos baldios. “Só não serão aceitos no PEV resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e agrotóxicos”, reforça o presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior. “O PEV é exclusivo para pessoas físicas, pois as empresas devem cumprir a política reversa de destinação de resíduos”, complementa.
Todo o investimento na execução da drenagem, terraplenagem, guarita, cercas, grama, caçambas, limpeza do ribeirão, estabilização da massa de lixo existente (do antigo lixão) de aproximadamente R$ 800 mil, é oriundo de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre MPSC/Fujama e uma empresa que cometeu infração ambiental. “A autuação da Fujama foi parar no Ministério Público do Meio Ambiente, que aplicou a multa. No entanto, ao invés de recolher o valor, a empresa se comprometeu em entregar a obra do PEV pronta para a Prefeitura”, explica.
Funcionários readaptados da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Samae trabalharão no local. O PEV funcionará de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas. 
O endereço do PEV é Rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá, num terreno que pertence à Prefeitura e onde não podem ser feitas grandes edificações por estar na área do antigo lixão da cidade. A Fujama fez a recuperação ambiental da região de quatro mil metros quadrados, com o plantio de 300 mudas de árvores nas margens de um ribeirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário