23 de janeiro de 2019


Procon recebe demanda elevada sobre faturas de energia elétrica




O Procon de Jaraguá do Sul iniciou as atividades de 2019 nesta terça-feira (22), com uma demanda atípica: os valores das faturas de energia elétrica, cobradas pela Celesc. De acordo com a diretora do Procon, Samira Leutprecht, muitos munícipes estão se dirigindo ao órgão de defesa do consumidor para reclamar dos valores, que consideram abusivos.

Diante deste fato, que vem ocorrendo em praticamente todos os municípios de Santa Catarina, Samira informa que nesta semana ainda buscará informações junto a Ordem dos Advogados do Brasil, uma vez que, conforme ela, “o Procon não tem mecanismos para medir se aquilo que está sendo cobrado pela Celesc foi realmente consumido pelos clientes. Então, o que a gente vai pedir para a OAB é avaliar a possibilidade de ação conjunta que mobilize os órgãos competentes para exigir que seja esclarecida toda esta situação. Embora a Celesc tenha emitido uma nota de esclarecimento, o consumidor não se deu por satisfeito”, comenta a diretora. 

Da mesma forma, um ofício deverá ser enviado à Gerência Regional da Celesc solicitando esclarecimentos sobre o assunto. A Diretora sugere aos clientes da Celesc que estão se sentido lesados que aguardem novas informações antes de procurarem o a Defesa do Consumidor para providências.

Ainda na semana passada, a Celesc esclareceu que não houve cobrança adicional nas faturas de energia elétrica emitidas neste mês de janeiro de 2019, nem mesmo erro no processamento de dados no faturamento da empresa. “O aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos elétricos, como ar-condicionado e motores de piscina, em períodos de temperatura elevada”, diz a nota da Celesc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário