24 de agosto de 2018


Confirmada Indicação Geográfica de Banana Mais Doce para região de Corupá


O Instituto Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) confirmou esta semana que o selo de Indicação Geográfica (IG) da “Banana Mais Doce do Brasil” é de Corupá e região. A confirmação da IG foi feita pelo INPI à Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), depois que a consulta pública não obteve qualquer questionamento sobre o pedido de registro.
O registro da Indicação Geográfica de “Banana Mais Doce do Brasil” para Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul deve ser publicado na próxima terça-feira (28), na Revista da Propriedade Industrial do INPI destacando que a banana produzida na região é diferenciada das outras produzidas no País.
O trabalho para o reconhecimento da banana da região de Corupá como a mais doce do Brasil foi desenvolvido ao longo de 12 anos, tendo começado com a Asbanco e depois recebeu a consultoria do Sebrae/SC e o parceria com as cidades de Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul. Com o slogan “Doce por Natureza”, a intenção é diferenciar a banana produzida na região de Corupá das demais, devido ao clima e ao relevo que trazem características únicas à fruta.

A exemplo de outros produtos no mundo, o selo de Indicação Geográfica destaca a qualidade superior da fruta local. A certificação dá início a uma nova fase na bananicultura, especialmente na comercialização do produto com boa expectativa de valorização maior da banana no mercado.
Para o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, por meio da aquisição do selo de Indicação Geográfica (IG) da banana e de seis produtos à base da fruta, o prefeito comenta que Corupá e região passarão a agregar valor econômico à banana, beneficiando produtores e empresas que trabalham com a fruta.
Atualmente, o Brasil é o quinto produtor mundial da banana, tendo Santa Catarina como o terceiro Estado produtor nacional. A região de Corupá é a maior produtora estadual, representando 40% do total, com 1.087 famílias de bananicultores, gerando mais de 5 mil empregos diretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário