9 de julho de 2018


Estudantes de Jaraguá do Sul conquistam prata em seletiva para mundial de profissões



Primeiro lugar, Rio Grande do Sul, segundo lugar, Santa Catarina,
Foto - Sergio Lima/CNI


Os estudantes do SENAI em Jaraguá do Sul Róger Alexander Moresco, 21 anos, Rafael Glatz, que completa 19 anos no dia 12 de julho, disputaram no final de semana, em Brasília, as provas seletivas de Robótica Móvel para a WorldSkills Competition, o torneio mundial de profissões, que será realizado na cidade russa de Kasan em 2019.

Os catarinenses conquistaram a segunda posição, ficando com a prata na classificação final, concorrendo duplas de mais quatro Estados – São Paulo ficou com o bronze e o Rio Grande do Sul com o ouro.

Nessas competições profissionais, os competidores precisam demonstrar conhecimentos, habilidades para o planejamento e execução das tarefas propostas, além de competências sócio emocionais (capacidade de trabalho em equipe, respeito aos adversários, organização do trabalho, respeito ao meio ambiente).

Os dois estudantes de Jaraguá do Sul treinam juntos há oito meses e vinham obtendo bons resultados nas provas que realizaram durante os treinamentos. Por isso, alimentam esperança de um bom resultado na seletiva. No entanto, eles observam também boas oportunidades no mundo do trabalho. “Com a automatização, internet das coisas, indústria 4.0, a robótica é o futuro. Há uma tendência de aumentar a quantidade de robôs nos processos de produção”, afirma Róger, que fez o curso técnico em mecatrônica e está concluindo o curso superior em Automação Industrial, ambos do SENAI. Seu colega Rafael fez o curso técnico em mecatrônica articulado com o ensino médio. 

Mais de 45 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário