18 de maio de 2018

CAMINHADA


Manifestação da Saúde Mental expõe a importância dos centros psicossociais


 A 8ª edição da Caminhada da Saúde Mental, que acontece durante todo o dia nesta sexta (18), está chamando a atenção da sociedade para o assunto e para a importância do trabalho realizado nos centros de atenção psicossocial. Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada, que começou no Terminal Urbano de Jaraguá do Sul e terminou no Ginásio Arthur Müller, onde durante todo o dia aconteceram atividades, como roda de conversa, apresentações artísticas e culturais. O tema deste ano “Resistir com arte” se propõe a discutir a nova legislação que aumenta o número de leitos de internações psiquiátricas, o que, na visão dos profissionais dos Caps de todo o País, é um retrocesso no que foi conquistado com a reforma psiquiátrica de 2001.

A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), Taís Danna, explica que a manifestação é importante para que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido pelos Caps e veja mais de perto a realidade das pessoas com problemas de saúde mental e suas famílias. “Muitas pessoas pensam que a internação psiquiátrica é a melhor alternativa, que só a medicação resolve. Mas os pacientes precisam do convívio familiar e social para se recuperar”, enfatiza Taís. 


É o que comprova o usuário do Caps II, Roselindo Flores, 49 anos, há 14 frequentando o Caps II. “Tenho transtorno mental, ouço vozes. Preciso de um acompanhamento. Só quando comecei a participar do Caps é que melhorei, consegui me recuperar e ter convívio social. No Caps, trabalho a arte com pinturas e também faço parte de rodas de conversa. É muito bom”, conta. (Fonte - Prefeitura Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário