28 de maio de 2018

DESTINAÇÃO DO LIXO

Comitê de Gestão de Crise busca alternativas para destinação do lixo

Integrantes do Comitê de Gestão de Crise se reuniram na manhã desta segunda-feira (28), na Prefeitura de Jaraguá do Sul, para avaliar especificamente o serviço de coleta e destinação do lixo doméstico no município.

Conforme havia sido informado na noite de ontem pelo Samae, que é o gestor do contrato do lixo, em conjunto com a empresa Ambiental e Fujama, havia quatro carretas carregadas com lixo na estação de transbordo, totalizando cerca de 100 toneladas de material. No começo da madrugada desta segunda-feira os veículos se deslocaram em comboio escoltado por uma viatura da Polícia Militar e uma da Defesa Civil do Município em direção ao aterro sanitário de Mafra. Não houve bloqueio no deslocamento até lá. No entanto no último ponto de manifestação, na BR 280, já na cidade de Mafra, o comboio foi informado que poderia chegar ao aterro para a descarga, mas que as carretas não seriam liberadas para retornar a Jaraguá do Sul. Em função desta negativa, os veículos ficaram no próprio aterro e se juntaram a mais uma carreta da empresa que já se encontrada parada lá.

Com esta dificuldade para transpor as barreiras existentes ao longo da BR 280, o Comitê de Gestão de Crise busca novas alternativas para dar a destinação do lixo doméstico e minimizar o impacto à população jaraguaense. Enquanto isso, a coleta não está sendo feita. No momento, calcula-se que haja cerca de 100 toneladas armazenadas pela Ambiental nos caminhões que fazem a coleta e mais 200 a 300 toneladas para serem recolhidas no município.

O Comitê de Gestão de Crise foi criado por meio do Decreto nº. 12.091/2018, assinado pelo prefeito Antídio Lunelli, na noite de domingo (27), após avaliação das consequências causadas pela manifestação dos caminhoneiros.  


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