23 de março de 2018


Nove entidades empresariais de Florianópolis pedem revogação de homenagem a Lula



Cresce em Santa Catarina a mobilização de entidades empresariais contra a entrega do título de Cidadão Honorário Catarinense, neste sábado, em Florianópolis, ao ex-presidente Lula, uma concessão aprovada em 2008 pela Assembleia Legislativa.
O Conselho das Federações Empresariais (Cofem), que reúne as sete federações do Estado, argumentou em nota, hoje, que o ex-presidente não se enquadra no perfil de "elevado espírito público, virtudes éticas e idoneidade moral" exigido pela lei ordinária 16.721 de 8 de outubro de 2015 para essa homenagem. Quem puxou o movimento foram 11 entidades estaduais e da Grande Florianópolis, quinta à noite, afirmando em nota que consideram um desrespeito a todos os cidadãos do Estado essa entrega porque Lula é condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro e, além disso, não teve tempo, nos últimos 10 anos de vir a Santa Catarina para receber a distinção.
Diante de tanta pressão popular, o mais sensato para a Assembleia seria suspender a entrega e revogar a homenagem, afinal, o momento do ex-presidente é outro. Os políticos do país, pré-candidatos à presidência principalmente, aproveitam essa fase de pré-campanha para receber títulos honorários em vários Estados. É bom coibir essas campanhas disfarçadas.


Uma cerimônia no plenário da Alesc está descartada. Por meio de um ato da presidência, assinado na terça-feira, o presidente Aldo Schneider (PMDB), designou a deputada Ana Paula Lima (PT) para entregar o título, mas em “local diverso das dependências do Palácio Barriga Verde”. O título de cidadão catarinense foi concedido ao então presidente Lula em maio de 2008, por iniciativa do então deputado estadual Jailson Lima (PT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário