8 de fevereiro de 2018

POLÍTICA


Confira as últimas notícias do cenário político de Jaraguá do Sul e região.


PP vai cobrar acordo com o PMDB 

Chiodini é pré-candidato a Deputado Federal

No fechamento da chapa majoritária em 2016 que lançou Antidio Lunelli (PMDB) e Udo Wagner (PP) para a prefeitura de Jaraguá do Sul, teria havido um acordo em que o PMDB não lançaria candidato a deputado estadual em 2018, apoiando o nome do ex-prefeito Dieter Janssen (PP), mas esqueceram de combinar com os vizinhos. No caso Guaramirim e Corupá, cujos ex-prefeitos Nilson Bylaardt e Luiz Carlos Tamanini pleiteiam essa candidatura.

Setores do PP condicionam o cumprimento do acordo para apoiar Carlos Chiodini (PMDB) para deputado federal.

Lembrando que para conquistar a cadeira no Congresso o parlamentar jaraguaense terá que fazer em torno de 120 mil votos, ou seja, precisará que a região vote em massa no seu nome. 


Novos presidentes

Djonathan Cizs, Presidente da Câmara de Massaranduba


O ano legislativo começou oficialmente em fevereiro com novas mesas diretoras nas câmaras de vereadores da região.

Em Jaraguá do Sul, assumiu Anderson Kassner (PP) em lugar de Pedro Garcia do PMDB; Em Guaramirim o presidente neste ano é Ernesto Friedmann (PP) em lugar de Osni Bylaardt (PMDB; Em Corupá foi eleito Vilson Jean Gessner que vai substituir Alceu Moretti, ambos do PMDB; Em Schroeder o comando do legislativo tem uma mulher, Marina Fernandes (PSD) no posto que era do vereador Aurino Wudki (PMDB)  e em Massaranduba o legislativo está sob o comando do jovem vereador Djonathan Cizs (PSDB), substituindo Vanderlei Sasse (PMDB).

Sinistro

Moradores de Guaramirim estão tristes e indignados com a violação de túmulos no Cemitério Municipal.

Pra quem ainda não sabe, o cemitério tem servido de pousada. Em alguns jazigos cobertos, foram encontrados essa semana, colchões, cobertores e travesseiros. Muitas pessoas evitam ir sozinhas ao local.

O vereador Gerson Peixer (PSDB) anuncia que vai solicitar ao executivo a contratação de um vigia noturno. 

Mas cá entre nós, é preciso muita coragem para ir dormir toda noite no cemitério!


Fake News trazem riscos em ano eleitoral

“Aprovação de Huck dispara e atinge 60%”. 

Tem gente que acredita neste tipo de informação.

Fenômeno de manipulação da opinião pública motivou a Justiça Eleitoral a formar um grupo de trabalho para conter a disseminação de informações falsas na rede. Em torno de 20% dos debates na internet são motivados por contas automatizadas (robôs) que tentam manipular a opinião pública. 

Todo cuidado é pouco ao ler alguma notícia nas redes sociais. O importante é saber identificar. Tudo precisa ser submetido ao crivo da razão, conferir as fontes pra saber se a informação merece credibilidade.

Prefeito se licencia 
O vice-prefeito Udo Wagner (PP) está no comando do município desde o dia 02 de fevereiro. O prefeito Antidio Lunelli (PMDB) solicitou licença não remunerada por 10 dias, retornando portanto no dia 13 de fevereiro.  A troca de comando sinaliza que reina a mais perfeita harmonia entre os dois mandatários.


Reação

A nomeação do Engenheiro Agrônomo, Domingos Savil Zancanaro, como Secretário Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Foi alvo de críticas nas redes sociais.

Tudo porque o homem “é de fora” e já teria atuado na prefeitura da Capital na gestão de Ângela Amin (PP). Lá teria implantado um bem sucedido projeto de “criação de ostras”.  “Mas, a praia aqui é outra”, comentou um ex-secretário municipal.

Homenagem

A Câmara de Vereadores aprovou na semana passada, na primeira sessão do ano, projeto de lei de autoria de Jackson Ávila (PMDB). Com isso o ex-prefeito Durval Vasel virou nome de rua no Bairro Barra do Rio Molha.

Vereador defende Programa de Castração

Vereador Marcelindo Gruner

O vereador Marcelindo Carlos Gruner teve aprovada essa semana indicação que solicita ao Poder Executivo que crie um programa de castração de animais no interior do município.

Os bichos são abandonados lá e acabam se multiplicando. Os moradores ficam reféns, pois não podem se livrar dos animais”, argumenta.

Na questão de cães e gatos é preciso muita conscientização: um animalzinho é para a vida toda. Bicho não é lixo! Não se joga fora!

IPTU

Os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano começam a ser distribuídos nesta semana em Jaraguá do Sul. 

Os carnes vem com a atualização na planta de valores e mudanças nas alíquotas, o que vem gerando críticas antecipadas por quem acredita que vai sentir “no bolso” os novos cálculos. 

A Administração argumenta que 7 mil carnês virão com valores menores. Por outro lado 20 mil carnês terão reajuste.

Coleta de entulhos

A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai colocar a disposição da comunidade em breve o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), um local para dar destino correto a diversos tipos de entulhos. 

A partir da abertura do ponto de entrega, que deve ocorrer até abril, quem for pego jogando lixo em terrenos baldios será multado conforme o rigor da Lei Federal de Crimes Ambientais. Vale lembrar que além dos terrenos baldios os rios não são depósito de lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário