22 de julho de 2016

SAÚDE

Número de mortes por Influenza traz alerta para região de Jaraguá do Sul


A região de Jaraguá do Sul está entre os municípios que apresentam maior índice de mortes por Influenza no Estado. Segundo a gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (ADR), Aline Mainardi, este índice é calculado com a relação entre notificações e óbitos. No Estado o índice é de 12% e a região de Jaraguá do Sul ultrapassou este dado, sendo nove mortes para 63 casos notificados neste ano.

Na semana passada o diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado, Eduardo Macario, esteve em reunião com técnicos da saúde de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Na próxima semana a Gerência da Regional estará reunida com municípios de Massaranduba, Corupá e Schroeder. “O alerta é necessário porque há a possibilidade de mais uma onda de frio. Neste ano a doença se comportou de maneira diferente, o frio chegou antes, tivemos dois picos de notificações e podemos ter mais um. No ano passado foi apenas um registro”, destaca Aline.

Conforme a gerente destacou, o aumento nas temperaturas faz as pessoas esquecerem que precisam continuar se prevenindo e o alerta é para que aos primeiros sintomas o paciente procure uma unidade de saúde para iniciar o tratamento com Tamiflu. “Não é que o Tamiflu não cure a gripe. Ele "cura" (reduz os sintomas em 24h). Ele não tira o vírus do organismo, mas impede que a ação do vírus seja mais devastadora (bloqueia a entrada do vírus nas células).

A Diretoria de Vigilância do Estado (DIVE) cedeu dois respiradores e dois monitores para o Hospital São José, em Jaraguá do Sul, para auxiliar nos atendimentos a casos suspeitos de gripe.

Sintomas

São sintomas semelhantes aos da gripe comum, febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

Dicas de prevenção

- Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- Manter os ambientes ventilados;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário