20 de novembro de 2015

JUSTIÇA FEDERAL

JUÍZES DISCORREM SOBRE ATIVIDADES DA JUSTIÇA FEDERAL EM JARAGUÁ DO SUL


Participaram da sessão ordinária, da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul de quinta-feira (19/11), os juízes federais Joziano Maciel Cordeiro e Emmerson Gazda. Eles discorreram sobre as atividades, dificuldades e projetos relativos ao poder judiciário local.

O juiz Emmerson Gazda contou que a justiça federal está em Jaraguá do Sul desde 2001. “Nosso papel é resolver os conflitos que envolvam de alguma forma o governo federal ou que sejam de interesse do Brasil como um todo”, explicou. Porém, segundo Gazda, ela não atua em defesa dos interesses do governo federal.

O vereador Jair Pedri questionou Emmerson sobre os trabalhadores incapacitados que não conseguem auxilio do INSS e que encaminham um processo na justiça federal. Ele respondeu que o INSS está levando mais tempo do que o devido para realizar as perícias. “No que se refere a justiça, a média é de 91 dias para o julgamento do processo”, explicou. Essa média, segundo o juiz, deve aumentar ano que vem devido ao novo Código de Processo Civil que entrará em vigor.

O vereador Jeferson de Oliveira questionou de que forma a justiça federal trata o corte do benefício de pessoas que não possuem condições físicas ou mentais de trabalhar. Segundo Emmerson, o cidadão entra com um pedido no INSS para receber o benefício. “Vai depender muito de cada caso, já que esse é um benefício assistencial”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário