20 de outubro de 2015

SELO "BANANA DE CORUPÁ"

Banana produzida na região de Corupá pode ter Selo de Indicação Geográfica

Bananicultores da região de Corupá buscam selo de Indicação Geográfica (IG) reconhecendo a fruta como a mais doce do Brasil. Com o slogan “Doce por Natureza”, a intenção é diferenciar a banana produzida em Corupá, Jaraguá do Sul e Schroeder das demais, devido ao clima e ao relevo que trazem características únicas à fruta.
Nesta segunda-feira (19), técnicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) apresentaram um estudo de caracterização de relevo e clima da região de Corupá, que a diferencia de outras regiões produtoras no mundo. Características como a produção subtropical, pouca exposição ao sol no inverno e temperaturas mais baixas à noite, transformam o sabor da fruta, que é mais doce, e a deixam mais escura, além de aumentar o tempo de maturação e durabilidade da banana. Segundo o pesquisador da Epagri, Hamilton Vieira, as condições climáticas da região são únicas e não podem ser reproduzidas em nenhum outro lugar.
Com o estudo do Ciram/Epagri em mãos, o próximo passo é um documento do Governo do Estado que reconheça a região formada por Corupá, Jaraguá do Sul e Schoroeder como a “Região da Banana de Corupá”, uma exigência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Até o final de novembro, a UFSC deverá entregar os resultados da pesquisa sobre a qualidade da banana produzida nos três municípios e seus diferenciais em relação àquelas produzidas em outras regiões de Santa Catarina e fora do estado.  Todas as análises e estudos feitos serão anexados ao processo para o reconhecimento de Indicação Geográfica, a expectativa é de conquistar a certificação no final de 2016.

Atualmente, Corupá é o maior produtor de banana do estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias. Cerca de 10% da produção é exportada para Argentina e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário