8 de outubro de 2015

ENERGIA SOLAR

Barco utilizado para o transporte escolar de comunidade ribeirinha conta com tecnologia WEG


Um barco movido a energia solar passou a ser, recentemente, o meio de transporte escolar utilizado por crianças da comunidade ribeirinha de Ilha das Onças, em Barcarena, no Pará. O barco sustentável conta com motores elétricos e inversores produzidos pela WEG, que são responsáveis pelo sistema de propulsão com refrigeração a água. Além disso, a embarcação possui banco de baterias com autonomia para cinco horas de navegação e capacidade para acomodar 22 pessoas.

O projeto é resultado de uma ação conjunta entre o grupo Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Os módulos solares fotovoltaicos estão localizados na cobertura do barco e são a principal fonte de energia para a locomoção do transporte escolar. O projeto se destaca pela sustentabilidade, já que proporciona a redução da poluição por diesel nos rios e a diminuição do estresse dos animais da região causada pela poluição sonora comum a embarcações convencionais. A iniciativa conta com uma oficina solar localizada na escola de Belém, responsável por recarregar o barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário