15 de setembro de 2015

GOVERNANÇA

Sandra Guerra, presidente do IBGC

(Foto - Flávio Ueta)
Princípios de governança são destacados para classe empresarial

“Boas práticas de governança estabelecem um ambiente de mais proteção às corporações, assegurando maior valor aos negócios e a sustentabilidade de empresas familiares”.

A afirmação é da presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Sandra Guerra, ao falar na segunda-feira sobre o assunto durante a plenária da Acijs e Apevi, para empresários de Jaraguá do Sul.

Abordando o tema "Governança em empresas familiares", Sandra Guerra descreveu como o IBGC vem atuando no sentido de disseminar os conceitos da governança como uma ferramenta que pode ser aplicada a empresas de todos os portes, tamanhos ou segmentos. Falou da estratégia de empresas e das motivações que levam organizações familiares a adotar práticas de Governança Corporativa, que podem resultar na perenização do negócio.

Conforme Sandra Guerra, um dos aspectos fundamentais da governança é a sucessão. Normalmente, explicou, o empreendedor original é um visionário, com um conhecimento que nem sempre é transferido aos herdeiros com o passar dos anos. “Muitas vezes isto também acontece e o herdeiro desenvolve esta capacidade naturalmente. Em qualquer dos casos é algo que precisa ser feito de maneira planejada e com o conhecimento de terceiros que possam dar objetividade a este processo”.

Outro aspecto importante destacado pela presidente do IBGC, é a separação do que é da empresa do que é da família. Ressalta a necessidade de estabelece o que são os bens da família e o que é da empresa, tratando-os de maneira distinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário