24 de setembro de 2015

ALERTA

SDR de Jaraguá do Sul repassa alerta de golpes a pacientes e familiares de UTI

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Saúde, repassa alerta emitido pela Central de Regulação de Internação Hospitalar sobre indícios de golpes a pacientes/familiares internados preferencialmente em leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva. A gerente de saúde, Aline Mainardi, informou que já comunicou os hospitais da Regional de Jaraguá do Sul, mas é importante que os familiares também tenham este conhecimento.

Abaixo comunicado:

A CRRIH Joinville – Central de Regulação Regional de Internação Hospitalar, ALERTA a todas as Unidades Hospitalares parceiras desta central, sobre indícios de golpes a pacientes/familiares internados preferencialmente em leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo consta na mídia, “criminosos estão aproveitando o momento de fragilidade de quem tem parentes internados em hospitais para aplicar golpes por telefone em Santa Catarina. Na maioria das vezes, as vítimas são familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva da instituição”.

Explicam que “a pessoa que faz a ligação identifica-se como médico do Sistema de Regulação de Leitos (SISREG), sistema usado na maioria dos hospitais do estado. Com os dados específicos do paciente, solicita uma quantia em dinheiro e pede que seja depositado em uma conta bancaria para que os exames sejam realizados.  A justificativa para o pedido, é que a instituição não oferece o exame solicitado pelo médico e o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre”.

Neste sentido, a CRRIH Joinville informa a todas as suas Unidades Hospitalares que habitualmente, diurno e noturnamente, entra em contato com as UTI – Unidades de Terapia Intensiva dos Hospitais da nossa região, no intuito de obter TÃO SOMENTE o número de leitos vagos/ocupados/desativados, como também, recebemos diariamente pela manhã o boletim  dos leitos ocupados nas UTI´s através das Unidades Hospitalares pelo e-mail da CENTRAL  crrih@saude.sc.gov.br


Esclarecemos que a CRRIH Joinville não solicita dados pessoais de pacientes internados, tão pouco dados clínicos, exames realizados ou a realizar e informações sobre a gravidade dos pacientes (classificação de risco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário