23 de maio de 2015

CALÇADA LEGAL

PREFEITURA INSTITUI O SELO CALÇADA LEGAL

A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou  o Selo Calçada Legal, que está sendo concedido aos munícipes que se adequaram às normas legais de acessibilidade. “É uma forma de reconhecimento àqueles que já cumprem a legislação”, destaca o diretor de Comunicação, Elias Arthur Raasch, acrescentando que a medida também se caracteriza como campanha para divulgar essas calçadas como exemplo a ser seguido, incentivando outros moradores a tomarem iniciativa neste sentido. Em formato de disco com 65cm de diâmetro, o selo é um display de PVC para ser fixado pelos fiscais do setor de Posturas e Edificações junto à cerca, ao muro ou em uma estaca (quando em terrenos baldios), mediante consentimento dos proprietários.

De acordo com o subgerente de Fiscalização de Posturas, Liandro Piske, mais de 60 quilômetros de calçadas já estão adequados às normas legais. . “É preciso esclarecer que nosso principal objetivo é orientar os munícipes no sentido de melhorar a acessibilidade para todos e em nenhum momento trabalhamos com a intenção de punir”, salienta Piske. 


ORIENTAÇÃO – “Para regularizar ou construir sua calçada, o proprietário deve se dirigir à Prefeitura e buscar orientação junto ao setor de Fiscalização de Posturas e Edificações”, orienta Liandro Piske. Ele esclarece que a calçada é exigida nos seguintes casos: para liberação do habite-se; para solicitação de alvarás novos ou alteração de alvarás; e devido a notificações. “Porém, a obrigatoriedade de construção de calçada é a partir da existência de pavimentação da via, independentemente de haver ou não edificação no imóvel”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário