4 de fevereiro de 2015

DESTINAÇÃO DO LIXO

Coleta Seletiva teve aumento de 300% em 2014
Programa “Recicla Jaraguá” quer avançar ainda mais


Implantado em Jaraguá do Sul em dezembro de 2013, o programa “Recicla Jaraguá” conta com um histórico de crescimento. Antes do seu início oficial, a cidade recolhia 83 cargas de material reciclável por mês, número que chegou a 328 em dezembro do ano passado, significando um aumento de praticamente 300% em pouco mais de um ano. Antes da implantação do programa a quantidade recuperada representava apenas 3% do volume total; hoje, chega em torno de 16%. Segundo dados do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs), elaborado pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) para as prefeituras da região, em 2013, o lixo destinado para o aterro tinha, em sua composição, as seguintes proporções: 52% de resíduos orgânicos, 32% de recicláveis e 16% de rejeitos.

De acordo com o presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Leocádio Neves e Silva, o empenho da comunidade deverá ser maior na medida em que a meta de 32% se aproxima. “Para isso, a compreensão da importância do programa e a mudança dos hábitos são fundamentais”, enfatiza. Uma das ações necessárias é reduzir a contaminação com resíduos não recicláveis. “Além de representar uso indevido do saco verde, esta prática prejudica a qualidade do trabalho das pessoas que realizam a triagem”, aponta. Restos de comida, fraldas usadas e animais mortos são alguns dos elementos encontrados.

A redução do volume encaminhado ao aterro sanitário proporciona economia. O custo efetivo para a destinação dos resíduos urbanos até o aterro é da ordem de R$ 0,27 por quilo, incluindo a coleta, transbordo, transporte rodoviário e a destinação final, o que representa um gasto anual de mais de R$ 10 milhões.


Orientações - O saco verde serve para o acondicionamento de todos os tipos de materiais recicláveis, mas é preciso observar alguns cuidados: lavar as embalagens de alimentos, remover os resíduos e deixá-las secar. Qualquer tipo de contaminante inviabiliza o aproveitamento. Outro cuidado necessário envolve a questão da segurança, especialmente com materiais cortantes. Estes devem ser embalados cuidadosamente antes de serem colocados no saco e, sempre que possível, identificados. Quando o saco estiver cheio, basta colocá-lo na frente da sua residência para a coleta seletiva. O cronograma com os dias da semana e horário de recolhimento em cada bairro está disponível no site da Fujama, em www.jaraguadosul.sc.gov.br/coleta-seletiva. O óleo de cozinha também deve ser acondicionado. Mas neste caso, recomendam-se garrafas plásticas (tipo pet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário