Vendas no Natal têm pior resultado desde 2003, diz Serasa
As vendas para o Natal
registraram queda de 1,7% em todo o país na semana de 18 a 24 de dezembro, na
comparação com igual período do ano anterior. Foi o pior resultado desde o
Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento, aponta o indicador
da Serasa
Experian. Foi também a primeira retração em 12 anos, segundo a
Serasa. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%.
O final de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, de 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro).
Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros altos encarecendo o crediário, inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal deste ano.
O final de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, de 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro).
Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros altos encarecendo o crediário, inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal deste ano.
"A inflação pesou no
bolso dos consumidores. Os juros estão mais elevados e os rendimentos dos
trabalhadores já não crescem com tanto vigor como nos últimos anos, o que é
fundamental para aquecer o consumo das famílias", avaliou a
economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário