14 de novembro de 2014

HOMENAGEM

Sessão itinerante para comemorar os 190 anos da Igreja Luterana

A sessão legislativa desta quinta-feira,13, aconteceu em forma itinerante na Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro, para celebrar os 190 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, completados em 2014. A solenidade foi requerida pelo vereador Jair Pedri e aprovada pelos demais pares em plenário.

Igreja Luterana em Jaraguá

A Igreja Luterana é originária principalmente da imigração de alemães protestantes luteranos.

Em Jaraguá do Sul, em 1907, os evangélicos que se deslocavam até a localidade de Bananal (Guaramirim) para celebrar cultos, fundaram a primeira Comunidade Luterana de Jaraguá do Sul. Em fevereiro do mesmo ano, o pastor Ferdinand Schlünzen deu início ao Colégio Evangélico Jaraguá (cujo prédio hoje é patrimônio histórico). O Hospital e Maternidade Jaraguá foi fundado em 27 de fevereiro de 1966, através da mobilização da população de Jaraguá do Sul, que demandava um novo hospital na cidade.
Hoje a Igreja Evangélica Luterana no Brasil está presente na cidade, através de suas sete paróquias, contando com 21 comunidades, congregando aproximadamente 15 mil pessoas, um centro educacional - Colégio Evangélico Jaraguá - e um hospital - Hospital e Maternidade Jaraguá.

Homenagens


Para celebrar a data foram homenageados: o empresário Werner Ricardo Voigt, pastor William Bretzke e Adalberto Blank, as instituições Hospital e Maternidade Jaraguá e Colégio Evangélico Jaraguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário