6 de novembro de 2014

A URNA DE IÇARA

Dados da urna de Içara não puderam ser recuperados em audiência


Votos perdidos podem mudar resultado da eleição de Vicente Caropreso (PSDB), de Jaraguá do Sul


Após uma série de tentativas, não foi possível recuperar os votos armazenados na urna eletrônica utilizada na seção 458, de Içara, no primeiro turno das Eleições 2014. Os testes foram conduzidos e explicados por técnicos nomeados peritos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).


A urna contém 287 votos eletrônicos que não foram contabilizados por causa de problemas técnicos. O equipamento é justamente da cidade do candidato a deputado estadual Doia Guglielmi (PSBD), que perdeu a disputa eleitoral por apenas 38 votos para o também tucano Vicente Caropreso, de Jaraguá do Sul, eleito com 41.089 votos. 
Realizada nesta quarta-feira (5), a audiência pública que tentou recuperar os votos durou cerca de duas horas. Durante a sessão, dois técnicos nomeados peritos pelo TRE-SC – acompanhados de perto por um assistente técnico indicado pelas partes – repetiram os procedimentos de contingência e recuperação de dados, já realizados na seção eleitoral e pela Junta Eleitoral.

A memória interna da urna original também foi transferida para uma urna reserva, na esperança de que os votos pudessem ser restabelecidos. Os técnicos ainda executaram, pela primeira vez, o programa de “Verificação Pré Pós Eleição (VPP)” para tentar extrair os dados. Apesar de todas as operações, não foi obtido sucesso.

Todas as ações foram observadas por juízes do TRE-SC, Ministério Público, pelas partes envolvidas e jornalistas que cobriram a audiência.

Julgamento

Como os votos não puderam ser recuperados, o Tribunal terá de decidir se realiza ou não uma nova eleição na seção eleitoral 458, onde ocorreu o problema com a urna.

O pedido vem da Coligação Muda Santa Catarina (PSDB/PEN), que requereu a anulação da votação e realização de uma nova eleição na seção eleitoral, caso os dados armazenados não pudessem ser recuperados. Até lá, os votos conferidos a cada um dos candidatos permanecem imutáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário