23 de outubro de 2014

2º TURNO

Justiça Eleitoral simula sistema de totalização de votos para 2º Turno


No dia 24 de outubro – amanhã, a dois dias do segundo turno -, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizará um simulado de totalização de votos. Todas as Zonas Eleitorais do Estado participarão do procedimento, que tem por principais objetivos verificar a infraestrutura dos locais e a configuração do sistema de apuração. A operação será gerenciada pela Seção de Processamento de Eleições do TRE-SC, em conjunto com os cartórios eleitorais, e começará às 15h. A previsão é de que a ação completa dure exatamente duas horas, terminando, portanto, às 17h. O sistema utilizado para totalização será o mesmo empregado para apurar os votos no primeiro turno, e as informações utilizadas serão fictícias.

De maneira geral, a apuração dos votos recebidos pelos candidatos é simples: após receber as mídias em que são registrados os votos, os cartórios eleitorais transmitem os dados – por meio de conexões criptografadas – ao Tribunal Regional Eleitoral, onde o Sistema de Totalização organiza e disponibiliza as informações ao público (interno e externo). 

Segundo o chefe da Seção de Processamento de Eleições, José Luiz Viana, por meio do simulado a Justiça Eleitoral consegue identificar se existem problemas na transmissão dos dados, corrigindo possíveis equívocos antes da eleição. “Trabalhamos para que nenhum erro ocorra, mas se encontrarmos alguma inconsistência, faremos os ajustes para que tudo funcione com perfeição”, afirma Viana.  

Ainda no primeiro turno, todos os servidores envolvidos na totalização dos votos – os chamados operadores de totalização – receberam curso de capacitação para atuar no dia da eleição, garantindo qualidade e celeridade do processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário