4 de setembro de 2014

RETIRADA DE ENTULHOS

Limpeza de pilares de pontes deve ser concluído em duas semanas

Trabalho iniciado logo após as enchentes já recolheu 20 toneladas de entulhos presos às bases destas estruturas

Uma força-tarefa, formada por equipes das secretarias municipais da Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos, dos Bombeiros Voluntários e membros do Clube Kentucky de Canoagem, trabalha contra o tempo para a retirada de entulhos presos a pilares de pontes na área urbana e rural de Jaraguá do Sul desde as enchentes de junho. Isto porque previsões meteorológicas indicam que deve chover muito entre os meses de setembro e outubro na Região Sul do Brasil. Por isso, a prioridade estabelecido pelo prefeito Dieter Janssen é concluir esta operação nos próximos 15 dias.

Até o momento foram recolhidos 20 toneladas de material como galhos e troncos de árvores, pedaços de bambu, entre outros tipos de entulho num trabalho que iniciou dois dias depois das cheias. Segundo o diretor da Secretaria de Defesa Civil (Sedef) Maicon Leandro da Costa, a ação está sendo feita em 11 pontos localizados nos rios Itapocu e Jaraguá.


Além das 20 pessoas envolvidas na retirada destes entulhos também está sendo utilizado para isso tratores e caminhões munck. “É uma operação complicada na qual o tempo de conclusão varia de ponte para ponte. Em algumas conseguimos desobstruir os pilares em dois dias. Em outras o trabalho pode levar mais tempo como ocorreu em Nereu Ramos. Até porque as máquinas usadas não entram no rio e às vezes é necessário prender troncos a cabos para depois içá-los para à margem”, disse o diretor da Sedef. Ele explica que após retirados este material é cortado em pedaços menores antes de seguir para o descarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário