19 de setembro de 2014

ALERTA AOS PAIS

Vereador Jair Pedri
Vereador Jair Pedri alerta pais e professores sobre a prática do “jogo do desmaio” nas escolas


O vereador Jair Pedri fez uso da Palavra Livre na Câmara Municipal para alertar sobre o “jogo do desmaio”, realizada por alunos de algumas escolas brasileiras e que a mídia tem noticiado.
O parlamentar apontou que o uso das redes sociais pode ser perigoso para disseminar essa prática, já que existem até vídeos ensinando como realizar o “jogo”. “Defendo que os professores e diretores das escolas do município devem fazer um trabalho de conscientização com os alunos sobre os riscos desse jogo, além da fiscalização”, frisou.
Os estudantes que realizarem essa prática podem adquirir hematomas abdominais e cervicais, além sofrerem de parada cardíaca, lesões cerebrais, coma e até a morte.

A brincadeira


A brincadeira consiste em prender a respiração do adolescente e pressionar o peito ao mesmo tempo. O resultado é falta de oxigênio no cérebro que “desliga” causando desmaio de alguns segundos.

O desmaio é uma reação de defesa do organismo à falta de oxigênio no cérebro. Como o adolescente prende a respiração o estoque de oxigênio dura apenas alguns segundos, e o sangue não oxigenado atinge o cérebro. Sem oxigênio para os neurônios, a pessoa começa a perder as suas capacidades cognitivas, culminando na perda parcial ou total da consciência.

A pessoa pode, ao se recuperar, ficar sem ou com sequelas que vão desde problemas de memória até problemas motores e alteração na fala. Mas as consequências podem ser muito mais graves, a pessoa pode ficar em um estado vegetativo, no qual não se comunica mais, apesar de abrir os olhos e ficar acordada. Em casos extremos, pode levar a morte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário