18 de junho de 2014

Governador visita Guaramirim para avaliar os danos causados pela enchente

O governador Raimundo Colombo esteve nesta quarta-feira, 18, em Guaramirim, para verificar a extensão dos danos provocados pelas chuvas que assolaram o Estado nos dias 6,7 e 8 de junho. O acumulado de chuva chegou a 350 milímetros, o que levou a prefeitura a decretar de estado de calamidade pública.
“Até agora, nós liberamos recursos para atendimentos emergenciais, como compra de óleo diesel, de água e de cestas básicas e para contratar máquinas para desobstruir estradas. Na próxima quarta-feira, vamos levar para Brasília o levantamento dos prejuízos com os planos de trabalho de reabilitação. Temos uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, quando iremos pedir um novo apoio financeiro para oferecer condições de normalidade aos 42 municípios atingidos”, disse Colombo.
Hoje, 10 dias depois do ocorrido, as águas baixaram, e a cidade de Guaramirim está voltando ao normal com a limpeza das casas e ruas. Esta etapa é chamada pela Defesa Civil de fase de reabilitação. Conforme o levantamento da Defesa Civil, no município, foram atingidas 3.668 residências, sendo 32 destruídas, 207 estabelecimentos comerciais afetados e 15 mil pessoas desalojadas. Também houve registro de 400 desabrigados que foram levados para escolas, igrejas e casas de parentes e amigos. Também houve uma morte, causada por deslizamento. Foram interditadas 180 residências, que ainda aguardam um laudo oficial para dar o andamento que cada situação exige.
O prefeito Lauro Frohlich informou que o município está com três pontes interditadas, prejudicando a mobilidade da população. Uma creche e uma escola e um posto de saúde estão sem atendimento. A agricultura, conforme ele, teve perda considerável, máquinas e equipamentos ficaram submersos e bombas de recalque dos agricultores foram arrancadas. Também houve danos em 50 hectares de pastagens, arrozeiras e bananais e cerca de 30 animais foram perdidos. A atividade da piscicultura teve prejuízos de 30 toneladas.

Também estiveram presente o secretário regional de Jaraguá do Sul, Lio Tironi, e os prefeitos de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, e de Corupá, Luiz Carlos Tamanini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário