12 de dezembro de 2013

FÓRUM

Primeiro Fórum de Prevenção do Câncer em Guaramirim


A Secretaria Municipal de Saúde de Guaramirim realizou na noite desta quarta-feira (11) o 1º Fórum de Combate ao Câncer com a participação do médico Rafael Haikel, mastologista do Hospital de Câncer de Barretos, uma referencia nacional no tratamento e prevencao da doença, que apresentou o projeto que consiste no deslocamento de uma carreta totalmente equipada para a realização de exames preventivos. Atualmente 1.372 municípios brasileiros são atendidos em todo o país.

O médico informou que o trabalho é focado na prevenção e também explicou que o Hospital é mantido através de doações de diversas fontes, incluindo empresários e artistas famosos, receita própria de uma fabrica de caminhões, uma faculdade de medicina e eventos organizados pelos municípios beneficiados. “O departamento de prevenção iniciou com uma bicicleta, hoje conta com cinco carretas, um ônibus e três unidades fixas e não para de  expandir”, disse.

O evento contou ainda com a presença do secretário de saúde de Capinzal, Kelvis Borges, município pioneiro na oferta deste serviço em Santa Catarina. O prefeito Lauro Fröhlich explica que durante uma recente viagem ao município de Capinzal, Guaramirim foi convidada a integrar o programa. A proposta inicial é a vinda da Carreta no mês de março de 2014, com exames preventivos para câncer da mama, colo de útero, próstata e de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário