16 de novembro de 2013

SIMULAÇÃO

TBG realiza simulado de emergência em Guaramirim

Treinamento visa aprimorar procedimentos de segurança e a capacidade de mobilização com órgãos competentes

Equipes de Atendimento e Emergências da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) participaram nesta quarta-feira (13), das 9h às 12h, de um simulado de emergência em um dos pontos de entrega da companhia, localizado no município de Guaramirim.  A iniciativa organizada pela Defesa Civil de Guaramirim em parceria com a TBG contou com a participação de voluntários da comunidade. Como preparação para o exercício simulado, foram realizadas palestras de conscientização para a comunidade que vive no entorno do gasoduto e do ponto de entrega do gás natural, que fica no bairro Escolinha. Os encontros ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de outubro e fizeram parte da formação do Núcleo de Defesa Civil (Nudec), promovida pela Defesa Civil Municipal.
O evento simulou um vazamento de gás provocado por um operador de caminhão Munck, veículo usado na movimentação de cargas, descarga de maquinário, montagem e movimentação de grandes estruturas. Acidentalmente, acontece um toque no duto. Após o incidente, técnicos adotaram manobras para a contenção do vazamento e comunicaram os fatos à Central de Supervisão e Controle da TBG. Em seguida, foi mobilizado um plano de emergência local para efetuar o atendimento e para tratar de soluções técnicas. Simultaneamente foram acionadas entidades para o controle do entorno, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Serviço Social, Fundação do Meio Ambiente, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender a emergência médica com o operador do munck.
Segundo o gerente de Segurança da TBG, Henrique Teixeira Moura, a colaboração da comunidade é fundamental para a operação segura do duto.

O Gerente da Defesa Civil de Guaramirim, Irineu José Veiga Júnior, destaca que os exercícios simulados são de extrema importância para a Defesa Civil, além de estarem amparados pela Lei Federal 12.608/2012, preparam os órgãos de resposta e a comunidade para saber como agir em caso de um evento tanto natural como tecnológico. “Desta forma  estamos nos preparando e o sucesso da operação nos mostra que o trabalho integrado é a melhor forma de tratar a gestão do desastre”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário