12 de agosto de 2013

FALANDO SOBRE A MORTE

  
Palestra aborda morte e luto

Profissionais das secretarias municipais da Educação e da Assistência Social, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de servidores públicos dos municípios de Joinville, Massaranduba e Luís Alves, assistiram na sexta-feira (9), no auditório do Centro Integrado de Profissionais Liberais (CPL), à palestra “Falando de morte com a criança”, com a psicóloga e doutora Elaine Gomes Reis Alves, membro pesquisador do Laboratório de Estudos Sobre a Morte, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LEM-IPUSP) e especialista em sofrimento humano, perdas, morte e luto. A iniciativa da palestra foi da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec), com apoio do CMDCA, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). 

“A notícia da morte vai chegar à criança de alguma maneira. É muito difícil ver uma criança esperando por alguém que não vai voltar porque um dia não falaram a verdade pra ela. Muitas vezes se fala que papai foi viajar e a filha fica esperando. Depois, ele nunca mais volta. Essa criança não vai querer viajar, pois associa viagem com perda, algo ruim. É preciso falar o que é a morte pra ela. A criança vai entender o que é morte por volta dos 10 anos de idade. Antes disso ela tem a ideia que pode fazer mágica, como acontece nos desenhos animados”, disse a palestrante, que também abordou a importância do luto. “A morte faz parte da vida. É um evento natural. É a última fase do desenvolvimento humano. 
Segundo a supervisora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Célia Reichert Engelmann, a palestra tem como objetivos “promover uma oportunidade de reflexão sobre o tema  para contribuir com o preparo dos educadores para lidar com situações de perda/morte na escola e propiciar um espaço de troca para esclarecimento de dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário