12 de maio de 2013

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

visita a indústria de embutidos Zimdars

Guaramirim cria projeto pioneiro na área de Inspeção de Produtos de Origem animal

O projeto piloto intitulado “Inspetores Mirins”, uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação, iniciou suas atividades com os alunos do quinto ano da EMEF Lauro Carneiro de Loyola, em Guaramirim.
Os alunos participaram de aulas semanais com Médica Veterinária Grace Helen Milbratz e do Inspetor de Produtos de Origem Animal Rogério José dos Santos, que abordaram os diferentes cuidados que devem ser obtidos ao se adquirir um produto de origem animal.
As palestras incluíram informações a respeito da importância do Serviço de Inspeção, como avaliar o rótulo dos produtos, valores nutricionais dos alimentos de origem animal, formas adequadas de se armazenar os alimentos, zoonoses (doenças de animais transmissíveis ao homem), prevenção de doenças transmitidas através dos alimentos, fraudes e curiosidades do mundo animal.
Ao final do projeto, as crianças visitaram a indústria de embutidos Zimdars, em Guaramirim, que atua sob Inspeção Municipal, para colocar em prática os assuntos adquiridos em sala de aula.
Durante a visita os alunos puderam conhecer como funciona uma indústria de embutidos, analisando a fabricação de linguiças e visitando alguns pontos do estabelecimento como câmera fria e defumador.
Uma das proprietárias do estabelecimento, Mara Catiuza Zimdars, destacou a importância do projeto “Com essa visita as crianças puderam acompanhar todo o processo e conhecer como é produzido o que elas compram no mercado. A maioria das crianças não sabe como os alimentos são produzidos e os cuidados que devem ser tomados”, disse Mara.
“Nós aprendemos muita coisa nessa semana, sobre como é feito a carne, ovo e mel. Agora quando vou ao mercado sempre vejo se os produtos tem o selo de inspeção e ensinei meus pais também”, disse a aluna do quinto ano, Ana Paula Holz. Segundo a veterinária Grace, aulas teóricas e práticas foram trabalhadas com a turma para a realização do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário