26 de julho de 2012


Corupá prepara exposição de fotos para o Dia da Banana

A prefeitura de Corupá continua recebendo fotos antigas que retratam o dia a dia dos bananicultores do município. De acordo com a diretora de cultura do município, Cida Rosa, a intenção é fazer uma grande exposição na semana que marcará o dia da banana, 21 de agosto. Ela lembra que todas as fotos são escaneadas e devolvidas na hora. Uma série de atividades foi programada pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Asbanco, Epagri, Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo e apoio da Cidasc, Aciac e Sindicato, que serão realizadas de 20 a 24 de agosto, das 9h às 19h e no dia 25 de agosto, das 9h às 13h, no pátio do estacionamento da Igreja Católica Centro. Dentre as atrações, destacam-se: exposição de máquinas e equipamentos utilizados na bananicultura, exposição de fotos antigas da bananicultura do município, exposição de cachos de banana, venda de produtos à base de banana e artesanato, concursos e tour cultural, palestras e II Concurso de Fotografia “O que a banana de Corupá tem”? 


SDR estuda implantação de Casa de Passagem

Delegada apresenta números da
violência contra mulheres 
O secretário regional, Lio Tironi, acompanhado do diretor-geral da SDR, Valério Verbinem, e da gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Tania Dantas, visitou as dependências da Delegacia da Mulher, no bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul. O objetivo foi solicitar oficialmente à delegada Milena de Fátima Rosa um levantamento sobre os casos de violência domestica na região, já que a SDR, juntamente com as Prefeituras e demais entidades sociais, estuda a implantação de uma Casa de Passagem, para abrigar temporariamente às vítimas deste tipo de crime. De acordo com a delegada, a implantação de um local de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes é relevante para a região. "Existe necessidade e demanda. Somente em 2011, foram registrados em nossa delegacia 285 casos de ameaça contra mulheres e 165 casos de violência doméstica (lesão corporal contra a mulher). Em 2012, as ocorrências envolvendo este público já chegam a 343", comentou Milena. Segundo ela, um espaço apropriado para atender estas vítimas seria bastante utilizado nos casos de pedidos de medida protetiva, por exemplo. Só em 2011, foram registrados 60 pedidos de medida protetiva na unidade. O secretário regional, Lio Tironi, disse que já existe um imóvel sendo analisado, que pertence ao Governo do Estado.

Aberta exposição com trabalhos do projeto “Fazendo Arte”
O Museu da FEB, na Avenida Getúlio Vargas, 405,  abriu a exposição com os trabalhos do projeto “Fazendo Arte”, com a artista Rosinha Imthurm, que beneficiou cerca de 80 pessoas. A proposta, aplicada em quatro turmas, iniciou em abril. Os participantes utilizaram recursos artísticos com finalidades terapêuticas. Toda a produção, desenvolvida com técnicas de aquarela, óleo e carvão, poderá ser apreciada até o dia 31 de julho, das 8 às 17 horas.  A primeira turma, beneficiada em abril, foi a do Centro de Referência do Idoso (CRI), depois a do Centro de Apoio Psicossocial AD (Caps) e a do Caps II. Outra turma teve as aulas na Fundação Cultural. As pessoas foram orientadas para o desenvolvimento da visão do mundo interior, externada através de algo construído por elas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário