8 de setembro de 2011

49 CASAS ATINGIDAS EM JARAGUÁ

A chuva que atinge o Estado desde segunda-feira causou prejuízos na região. A cidade mais atingida foi Jaraguá do Sul, onde 49 casas ficaram danificadas por causa de alagamentos e deslizamentos. Até a tarde desta quinta-feira, haviam sido registradas ocorrências em oito bairros: Tifa Martins, Rio Cerro 2, Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Braço do Ribeirão Cavalo, Francisco de Paulo, Jaraguá 99 e Jaraguá 84. Os registros incluem também corte de árvores e erosão de terreno. O caso mais grave ocorreu às 11h desta quinta-feira, no loteamento Pakucheski, bairro Tifa Martins. Um barranco nos fundos deslizou e quase derrubou a parede de uma casa de madeira. A dona de casa Ivanilda Fernandes, 45 anos, conta que estava fazendo o almoço quando escutou um estrondo. O marido e os três filhos do casal também estavam em casa. Nesta quinta-feira à tarde, a prefeita Cecília Konell afirmou que o município não decretaria situação de emergência. A Arena Jaraguá está preparada para receber possíveis desalojados. Em 2008, o loteamento Pakucheski foi cenário de um desabamento que matou a costureira Silvana Martins e as duas filhas de quatro e oito anos.



Mais 100 mm de chuva estão previstos para Jaraguá do Sul nesta sexta-feira



O geólogo da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Normando Zitta, destaca que a previsão é de que nesta sexta-feira chova mais 100 milímetros na cidade. De segunda-feira até quarta-feira, o volume acumulado chegou a 212 milímetros, quantidade maior do que a prevista para todo o mês de setembro, que era de 180 mm. Segundo ele, o solo de Jaraguá suporta até 120 mm sem ter problemas. Ha risco de novos deslizamentos e alagamentos. Na quinta, a prefeita Cecília Konell afirmou que o município não decretaria situação de emergência. A Arena Jaraguá está preparada para receber possíveis desalojados.



Escola de Jaraguá do Sul fica alagada pela sexta vez em um ano



Pela sexta vez este ano, a Escola Waldemar Schmitz, no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul sofreu com os alagamentos. De acordo com a diretora da escola, Eliane Montebeller, o nível do rio Itapocu, que passa nos fundos, ficou 1,5 metro acima do nível normal na quarta-feira. Com isso, o primeiro andar do prédio foi invadido pela água, molhando a quadra de esportes, o campinho, os dois banheiros e o depósito. Mesmo assim, as aulas não foram canceladas porque não houve problemas nas salas de aula. Hoje as aulas também acontecem normalmente. Com medo dos alagamentos, muitos estudantes não compareceram.



Queda de barreira interdita BR-280, em Corupá



Pela terceira vez esta semana, a BR-280, em Corupá, foi atingida por queda de barreiras. Por volta das 9h, um grande volume de terra caiu sobre o km 93, bloqueando a pista no sentido a São Bento do Sul. A barreira caiu quando funcionários de uma empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) terminavam de retirar uma barreira que caiu na madrugada anterior. A PRF informou que o desvio pelo Rio Mandioca, no interior de Corupá, não é aconselhado, principalmente para caminhões, já que é uma estrada sinuosa e com muito barro. A melhor alternativa para os motoristas é ir ou voltar do Planalto Norte pela Serra Dona Francisca, em Joinville. Mas o caminho é maior: somente de Jaraguá até a entrada da serra, no km 28 da BR-101, são 70 quilômetros.
Fotos - Deslizamento de terra no Bairro Tifa Martins/ BR 280 em Corupá/ Ruas alagadas em Blumenau - Jaime Batista da Silva/ Piero Ragazzi/Lucio Sassi – Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário