27 de agosto de 2011

DESFILE MARCA PASSAGEM DOS 62 ANOS DE GUARAMIRIM

A programação comemorativa dos 62 anos de emancipação política e administrativa de Guaramirim iniciou no dia 1º de agosto com Exposição de Arte e Trabalhos dos alunos da Casa da Cultura, Paulino João de Bem, teve eventos como o Planeta Sertanejo, Festival da Canção, show com a Banda Nenhum de Nós, Entrega da Comenda Peabiru, além de eventos esportivos, culturais e gastronômicos como a Festa da Porchetta encerra neste domingo dia 28 de Agosto, às 09 horas, com o Desfile Festivo na Rua Atanásio Rosa e o Churrasco da Família no Ginásio de Esportes Rodolfo Jahn.
Breve Histórico

Historicamente, a Fundação de Guaramirim aconteceu em 1887 em meio a colonização alemã, polonesa e italiana. O nome do município inspirou-se em uma ave avermelhada, habitante das margens do rio Itapocú, cujo nome de origem tupi-guarani significa: Guará – Garça e Mirim – Pequena. No decorrer de sua história, alguns acontecimentos foram marcantes: Em 1910, Guaramirim inaugurou sua Estação Ferroviária; em 1930, começou a grande fase da industrialização; em 1949, a emancipação política do município, e a partir de 1970, as indústrias moveleiras, de conservas, alimentícias, químicas, metalúrgicas, tintas, vernizes e de confecções conquistaram um grande desenvolvimento. A economia do município é bastante diversificada e a agricultura é reconhecida pela qualidade das suas lavouras de banana, arroz e Palmeira Real. Seu comércio teve um grande crescimento nos últimos anos e destaca-se pela grande variedade de produtos oferecidos ao mercado consumidor local e de toda a região.



LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA


Guaramirim integra uma das mais exuberantes paisagens da região Norte Catarinense. Repleta de belezas naturais em meio a vales e montanhas, o município oferece durante o ano todo opções de lazer para o visitante. Cachoeiras, igrejas, parques aquáticos, pesque-pague e produtos artesanais, são algumas das atrações turísticas do município. Ocupam lugar de destaque as atividades agrícolas e comerciais, responsáveis pelo dinamismo e crescimento do município. Mesmo que a agricultura ainda prevaleça, especialmente com o arroz, a olericultura e a banana, Guaramirim caminha a passos largos para a industrialização. Preservando ainda empreendimentos bastante diversificados, como é o caso das empresas no ramo de conservas, com a maior concentração do gênero na região, seus produtos são reconhecidos em todo o Brasil pela alta qualidade. O município é berço da Palmeira Real que deixou de ser utilizada como planta ornamental passando a ser uma nova fonte de renda para agricultores e industrias substituindo a Palmeira Juçara. Guaramirim também possui uma localização economicamente estratégica, encontrando-se ao centro dos principais pólos industriais do estado (Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul) próximo ao Porto de São Francisco do Sul, BR 101 e as praias do litoral norte catarinense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário