29 de agosto de 2019

TRÂNSITO


Projeto de semáforos inteligentes promete desafogar trânsito



Desafogar o trânsito e facilitar a rotina dos motoristas de Jaraguá do Sul. Este é o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo no qual está previsto a instalação de um sistema inteligente e de sincronização de semáforos. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos na cidade para desafogar o trânsito.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, durante um estudo nas principais ruas do município, foi constatado 19 pontos de conflito em horários de picos. "Estamos agora na fase de estudo do edital para que possamos fazer o processo licitatório", explica o secretário.

Bertoldi aponta ainda que atualmente, há 69 semáforos no município. “A utilização do semáforo adaptativo melhoraria o fluxo em 70%”, assegurou.

A atual fase do projeto é de estudos referentes aos semáforos inteligentes/adaptativos. Os equipamentos realizam automaticamente a contagem dos veículos em tempo real em cruzamentos de grande fluxo de veículos, onde geralmente em horários destintos da manhã ou final da tarde temos fluxos intensos em determinados sentidos e outros com pouco fluxo.

Os equipamentos instalados nos semáforos irão realizar a contagem automática dos veículos e atualizando em tempo real a necessidade de adaptação na programação dos tempos dos mesmos. Conforme o trânsito se comporta, o semáforo vai se adequar as demandas e realizando a adequação dos tempos dos semáforos nos cruzamentos. O secretário aponta que foram identificados 19 pontos de conflitos/de congestionamentos em horários específicos de pico.

O projeto não compreende apenas a instalação dos equipamentos. “Teremos uma central de monitoramento, onde vamos poder acompanhar em tempo real como o trânsito está se comportando e será possível realizar análises balizando estudos, identificação de eventuais panes, controle total dos semáforos e programações prévias, dentre outros instrumentos que poderão ser utilizados com a disponibilidade e operação dos equipamentos”, adiantou Bertoldi. “Será ainda realizado um estudo amplo no sentido de contemplar o trânsito como um todo, principalmente no quesito de sincronização dos semáforos, fazendo com que tenhamos uma maior fluidez em nosso trânsito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário