14 de agosto de 2019

HISTÓRIA


Revivendo a história: Cem anos das irmãs da Divina Providência em Jaraguá



Dentro da série de fotos históricas do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, destacamos os cem anos da vinda das irmãs da Divina Providência para o município. Tanto na área da saúde quanto na área educacional as irmãs foram fundamentais para os jaraguaenses. A historiadora Silvia Kita, do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, ressalta que “seus ensinamentos serão perpetuados pelas gerações de alunos do Colégio Divina Providência (hoje Colégio Bom Jesus) que vivenciaram uma educação exemplar”.

Na foto acima - Alunas do Colégio Divina Providência no Desfile Cívico em 7 de setembro de 1953.  Acervo Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul. O desfile cívico era realizado na Av. Getúlio Vargas.

Primeiro dia com 130 matrículas

Em 26 de abril de 1919 os padres Pedro Franken e Henrique Meller receberam as irmãs da Divina Providência, Agatha, Marieta e Caetana, que passaram a reger a escola paroquial criada por eles. Surge então o Colégio São Luís, que atendia meninos e meninas, sendo que no primeiro dia já foram matriculadas 95 crianças, chegando a 130 no fim do ano.

Os cursos ofertados eram o Primário Elementar e o Complementar. Em junho abriram o internato. 
No Colégio eram lecionadas as seguintes disciplinas: Português, Francês, Alemão, Aritmética, Geometria, Álgebra, História Universal, História Pátria, Geografia, Física, Química, Botânica, Zoologia, Canto e Música, Desenho, Trabalho Manual, Ginástica, Ensino Intuitivo, Doutrina e Ensino Cívico.


Em 1939 a escola foi dividida, passando em 1940 a funcionar em dois estabelecimentos: Colégio Divina Providência para as meninas e Colégio Marista São Luís para os meninos.


Foto acima - Colégio São Luís na década de 1920, regido pelas Irmãs da Divina Providência. Acervo Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário