3 de abril de 2019

RESTAURAÇÃO


Monumento “Canal de Suez”, passa por restauração



Teve início nesta terça-feira (2) o trabalho de restauro do monumento alusivo ao Canal do Suez, localizado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à antiga a Estação Ferroviária e ao Mercado Municipal. A ação deve se estender pelas próximas duas semanas e será supervisionada pela própria artista plástica, autora da obra, Denyse Meri Zimmermann da Silva.
O monumento é uma homenagem aos 20 soldados jaraguaenses que participaram da 1ª Força de Paz da ONU, entre 1957 e 1967, no Canal de Suez - localizado entre os mares Mediterrâneo e Vermelho – palco, na ocasião, de disputa entre forças do Egito e Israel. O “Batalhão de Suez” seria posteriormente conhecido como “Os Boinas Azuis”.

Inaugurada em julho de 2005, a obra de Denyse é uma forma de reconhecimento, composta por vários elementos simbólicos,  A cor vermelha resume a intensidade da luta, da guerra e do conflito. O formato, que ao mesmo tempo lembra um “S” remete ao nome do canal, Suez.

Além disso, a obra parece um ponto de interrogação que questiona o porquê da guerra que levou tantas vidas. Já a imagem do rasgo expressa a fronteira entre os países e as divergências que levaram ao conflito, enquanto a figura da onda representa a desembocadura do canal no Mar Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário