5 de abril de 2019

MEIO AMBIENTE


Canudinhos de plástico proibidos em Jaraguá do Sul



Jaraguá do Sul pode ser uma das próximas cidades do país a ter lei proibindo o uso de canudos de plástico em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos do gênero. Nesta quinta-feira (4), os vereadores aprovaram em primeira votação a proposta municipal, que deve retornar ao plenário na próxima semana para mais um turno de discussão.
O projeto de lei, apresentado pelo presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB) e assinado também pelo vereador Jaime Negherbon (MDB), proíbe o uso dos canudinhos de plástico, exceto os fabricados com material biodegradável, nos setores de hotelaria e gastronômicos – incluindo além de restaurantes e bares, também quiosques e ambulantes.
Para que os proprietários possam se adequar à futura lei, a proposta dá o prazo de seis meses (180 dias), contados a partir do dia em que a proposta, já sancionada e transformada em lei, for publicada no Diário Oficial do Município.
Atualmente, são mais de 20 municípios brasileiros, o Distrito Federal e o estado do Rio Grande do Norte que já proíbem o canudinho plástico em seu território.
 Plástico leva 200 anos para se decompor
Na justificativa do projeto, Gruner cita dado apresentado em matéria na imprensa comparando o tempo de vida útil do canudinho, de apenas quatro minutos, com o tempo que o material leva para se decompor, cerca de 200 anos.
“Há estudos que apontam grande dano ao meio ambiente e, se levada em consideração a sua relevância, de fato [é] algo que a humanidade pode amenizar, uma vez que não é imprescindível”, diz o presidente, na justificativa. Outra alternativa sugerida é de substituir o canudinho de plástico por outro de material de decomposição mais rápida



Nenhum comentário:

Postar um comentário