22 de novembro de 2018


Entregue o novo Cras da Ilha da Figueira


 O Município de Jaraguá do Sul recebeu do Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (22), o prédio que abrigará a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Ilha da Figueira. A unidade está localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha da Figueira.  Porta de entrada do atendimento a assistência social, o Cras tem a missão de oferecer serviço a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.  O principal serviço ofertado é o de proteção e atendimento integral à família (PAIF), que consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

Atualmente, o Cras da Figueira está localizado na Rua José Theodoro Ribeiro e, com a nova sede, a Prefeitura obterá uma economia de R$ 36 mil por ano, com o aluguel do imóvel. Para a construção, o Governo do Estado investiu R$ 380 mil e o terreno foi cedido pela Prefeitura. A gestão do equipamento será feita pela Secretaria de Assistência Social do município. Hoje, Jaraguá do Sul conta com seis Cras localizados no Centro, João Pessoa, Santo Antônio, Jaraguá 84, Vila Lenzi e Ilha da Figueira. Em breve, será entregue a sétima unidade, localizada no bairro Ribeirão Cavalo. 


Um dos momentos marcantes da inauguração foi a apresentação do bandeoneonista Antônio Schmidt, que completou 101 anos neste mês de novembro. Já o Hino Nacional foi executado pelo aluno Eduardo Marquardt, da Escola Municipal Luiz Gonzaga Ayroso. 

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santim Camello, garantiu que o Cras Ilha da Figueira estará adequado e em boas condições para receber a população da sua área de abrangência.  O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Alceu Moretti, destacou que o espaço dará mais dignidade para o atendimento às pessoas fragilizadas. 

á o prefeito Antídio Aleixo Lunelli lembrou que Jaraguá do Sul fez o pedido ao Governo do Estado  ha mais de cinco anos, por meio do deputado estadual Carlos Chiodini. Citou servidores municipais que se empenharam durante este período para que a obra se tornasse realidade. “Estamos firmes na esperança que nosso Brasil volte a crescer para que as dificuldades fiquem para trás e possamos melhorar cada vez mais o atendimento ao nosso povo, principalmente aqueles que dependem da assistência social, que são os mais fragilizados e que mais sofrem com as crises”, finalizou.

A consultora geral da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Mariah Nascimento, falou da satisfação em entregar a obra ao município. “Mas, esse prédio só vai ganhar vida com a entrada dos servidores e da comunidade neste espaço, que vai trazer mais motivação para a equipe e melhor acolhimento para as pessoas que precisarem”, destacou.


O Cras inaugurado nesta tarde é referência para cerca de 8.500 famílias, dos bairros Ilha Da Figueira, Águas Claras, Boa Vista, Centenário, Vila Baependi e Vila Nova, com uma média mensal de 365 atendimentos individuais e 780 famílias cadastradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário