9 de novembro de 2018


Aberta oficialmente a 30ª Schützenfest com 5.600 visitantes


 O chuvisco e a queda de temperatura não foram empecilhos para o público que compareceu ao Parque Municipal de Eventos para a abertura da 30ª Schützenfest, na noite desta quinta-feira (8). Até o momento da abertura oficial, centenas de pessoas já haviam circulado pelas praças de alimentação, do chope e do tiro. Ao final da noite, a Comissão de Portaria contabilizou 5.659 visitantes, considerado um excelente público. 

Às 20 horas, um momento de alegria, de congraçamento e de resgate das tradições daquela que é uma das culturas mais expressivas do Vale do Itapocu. Autoridades de Jaraguá do Sul e da região prestigiaram a cerimônia a abertura oficial.


A ritualística das Festas de Rei foi um momento para enaltecer e resguardar as tradições das sociedades de atiradores. As bandeiras foram conduzidas pela Liga dos Grupos Folclóricos, seguidas do estandarte da Schützenfest, juntamente com o estandarte e integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu.

O pelotão entrou no Pavilhão “A” do Parque de Eventos sob a animação da Banda Estrela de Ouro, que participou de todas as edições da Schützenfest e até recebeu homenagem por isso este ano. As rainhas e princesas da Schützenfest vieram na sequência, seguidas dos presidentes, rainhas e sócios das 17 sociedades participantes da festa. Paula Luisa Pereira (Rainha), Júlia Cristina Boettgen (Primeira Princesa) e Nicole Chuika (Segunda Princesa) entraram acompanhadas do mascote da festa, o Wilfried e do pelotão das crianças, que são os responsáveis por levar adiante esta tradição.


Com as luzes do pavilhão apagadas, a luz da história se revelou pelos lampiões carregados pelas majestades. Painéis contando a história das 30 edições da Schützenfest foram carregados para o centro do salão. O Rei Benemérito Ademar Frederico Duwe puxou o pelotão dos homenageados deste ano, as majestades do tiro juvenil e as rainhas de cada sociedade, ao som da Companhia Musical Euterpe Banda da Scar. Representando o futuro da festa estavam integrantes de vários grupos folclóricos regionais.


Na sequência, foram homenageados os idealizadores da Schützenfest, como é o caso de Norberto Barg, que morreu no ano 2000, mas começou a atirar com apenas dez anos, dedicando 57 anos de sua vida ao tiro esportivo. Norberto e Ademar Duwe foram os idealizadores da festa que começou em 1989. O neto de Barg, Thiago Rafael Perin, recebeu a faixa de Rei Benemérito in Memorian da 30ª Schützenfest. 

O comandante Marcos Minel deu sequência à ritualística, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e continência à Bandeira, seguida da fala do Rei e Rainha do Tiro, Valmir Bahr e Ináurea Reinke Schmidt. 

O tradicional viva às Majestades antecedeu os disparos de tiros de festim, simbolizando os primeiros tiros da 30ª Schützenfest, onde oito autoridades tiveram a oportunidade de fazer os disparos com armamentos da Polícia Militar, conforme o ritual.

Antes de declarar aberta a Schützenfest, o prefeito 
Antídio Lunelli, assinou a Lei Municipal que cria o programa de incentivo às cervejarias no município..

Walmir Bahr e Ináurea Reinke Schmidt foram nomeados para os cargos de Rei e Rainha dos Atiradores do Reino da Schützenfest. “A partir deste momento, fica decretado que nos próximos 11 dias, exclua-se todo o tipo de tristeza, devendo reinar somente a alegria, a amizade e a confraternização”, diz o Decreto da Schützenfest.

O presidente da ACSTIV, Sido Hornburg, lembrou de todos os que fizeram parte das sociedades e que ajudaram a preservar a tradição por meio da Schützdenfest. “Nós somos irmãos de tradição, vamos enaltecer a todos que participaram da primeira Schützenfest”, disse, acrescentando a importância das crianças para a preservação destas tradições.

A Presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, representou o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, dizendo que a festa será muito marcante e parabenizou a todos que se envolveram na organização do evento. Já o deputado estadual Vicente Caropreso, disse que o tiro certeiro nesta festa seja na direção do amor, da alegria e da preservação das tradições. O deputado federal eleito Carlos Chiodini agradeceu a organização da Schützenfest, que é uma das principais de Santa Catarina.

Alcides Pavanello, presidente da CCO pelo segundo ano consecutivo lembrou que a preparação desta festa começou há cerca de sete meses, destacou o trabalho feito pela equipe da CCO e parceiros e agradeceu ao prefeito pelo apoio e confiança nesta equipe. O prefeito Antídio Lunelli agradeceu aos idealizadores Ademar Duwe e Norberto Barg, e desejou a todos uma excelente Schützenfest.

Depois disso, aconteceu a contagem regressiva, em alemão, e a sangria do primeiro barril de chope, pelo prefeito Antídio Lunelli, e o brinde de abertura. Depois disso, a noite seguiu animada com o Musical Estrela de Ouro, no Pavilhão “A” e a Orquestra La Montanara, no “B”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário