13 de junho de 2018


Perito confirma avaliação feita pela Defesa Civil em edifício

O engenheiro civil Gilberto Luiz, da empresa de perícias e engenharia que fez avaliação do Bloco 8 do Condomínio Ester Menel, na tarde de terça-feira (12), emitiu relatório nesta quarta-feira (13). Conforme já havia antecipado informalmente após a análise, o prédio que chegou a ser interditado por duas ocasiões nesta semana não apresenta risco para os moradores.

Em seu relatório, Luiz menciona o engenheiro da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Wolnei Krüger, que atua junto à Diretoria de Proteção e Defesa Civil, que prestou o atendimento inicial à edificação, na manhã de terça-feira, rendendo homenagem ao colega engenheiro civil e destacando que as conclusões dele “complementam-se e ratificam-se através do trabalho ora apresentado, à Defesa Civil de Santa Catarina e de Jaraguá do Sul e ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”.

Wolnei Krüger comandou a vistoria dos apartamentos do Bloco 8 do Condomínio Residencial Ester Menel, e emitiu um relatório sobre as condições encontradas, liberando a edificação para os moradores retornarem aos seus apartamentos, interditados desde a noite anterior.

De acordo com a ficha de ocorrência, os técnicos avaliaram o prédio com quatro pavimentos e constataram fissuras e trincas em aberturas de esquadrias, vidro trincado, fissuras de retração e expansão de revestimento em paredes de alvenaria, sinais de infiltração decorrente de deterioração de juntas do piso cerâmico e destacamento de piso cerâmico em decorrência de variação térmica. “No momento da vistoria não foram constatadas manifestações patológicas de ordem estrutural significativa, mesmo com a presença de grau de fissuração variável, que coloquem em risco a estabilidade da edificação”, diz a ficha de ocorrência. 

O documento apresenta ainda algumas orientações para os administradores do Condomínio, dentre elas, contatar profissional habilitado e/ou empresa executora para recuperação das manifestações patológicas da edificação com emissão de ART junto ao CREA/SC, e monitorar o aparecimento de novas manifestações e/ou agravamento das presentes atualmente.

Na noite de segunda-feira (11), os moradores acionaram bombeiros voluntários e Defesa Civil por volta das 23 horas por causa de estouros e rachaduras no piso dos apartamentos do Bloco 8. Por medida de segurança, o bloco inteiro foi interditado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário