9 de outubro de 2015

SAÚDE MENTAL

Encontro de Saúde Mental

Foi aberto às 08h30 de hoje (09) no auditório da FAMEG em Guaramirim, o IV Encontro de Saúde Mental dos Municípios da AMVALI e V Encontro de Saúde Mental de Jaraguá do Sul.
A solenidade de abertura foi prestigiada pelo deputado estadual Vicente Caropreso, pelo prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich e pela secretária executiva da AMVALI, Juliana Horongoso Pereira Demarchi, que representou o presidente da entidade, prefeito Rovâni Delmonego, de São João do Itaperiú.

Primeiro a se pronunciar o deputado Vicente Caropreso destacou a necessidade do governo ampliar o investimento na saúde. “Os municípios estão sobrecarregados investindo mais de 30% no setor, quando a  exigência constitucional é de 15%”. O prefeito Lauro confirmou informando que a prefeitura de Guaramirim investiu 38% dos recursos em saúde no primeiro quadrimestre de 2015.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Mental da AMVALI, Denise Thum, deu boas vindas aos participantes enaltecendo a importância dos debates. “Percebemos um movimento para mudar artigos da constituição e não podemos permitir que direitos do povo brasileiro sofram qualquer retrocesso”, conclamou.

Em seguida teve inicio a palestra “Comunicação...Uma Rede que Fala?, com Leonardo Pinho, Presidente do Conselho Municipal de Drogas, de São Paulo. Ele falou sobre a importância da integralidade e a universalidade na saúde pública através do SUS. Destacou que a saúde pública vai além dos equipamentos (Posto de Saúde, Caps, Hospital) mas sim em ações de promoção da saúde, citando como exemplo a campanha antitabagismo.

 Após a palestra foram realizadas as Oficinas. Participam técnicos da saúde e outros profissionais das 7 prefeituras da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário