11 de outubro de 2015

MENOS OPORTUNIDADES

Santa Catarina deve contratar 50% menos funcionários temporários na próxima temporada

Embora Santa Catarina preveja um aumento de 20% a 30% no número de turistas na temporada de verão 2015/2016, a expectativa para quem busca uma vaga temporária de emprego no comércio durante este período não é tão boa. Levantamento preliminar feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC) mostra que os setores devem contratar até 50% menos trabalhadores entre outubro e fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O turismo é o setor que proporcionalmente mais vai contratar nesta temporada em comparação à de 2013/2014, mas a alta não é suficiente para equilibrar as contratações dos demais.

Somente no comércio, o número de vagas deve ser a metade do registrado na temporada passada, segundo estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL/SC). No ano passado, a entidade contabilizou 16 mil funcionários sazonais. Neste ano, espera 8 mil.

Mesmo pouco estimulante, o cenário catarinense ainda segue à frente do nacional. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 88% dos empresários do país não contrataram nem pretendem contratar temporários para a temporada de verão.
No Estado, mesmo a dois meses do fim do ano, as expectativas ainda são pouco precisas e baseiam-se na percepção dos comerciantes e empresários, uma vez que há ainda poucas contratações já realizadas. Mas o sentimento é parecido: com instabilidade econômica e desemprego, as compras de fim de ano devem ter um resultado aquém do ano passado. Gabriel Rosa/DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário