Greve dos bancos: consumidor não pode ser
prejudicado
O
Procon de Schroeder alerta que os consumidores não podem ter prejuízos por
conta da greve dos bancos. No entanto, segundo a diretora do órgão, Nadiete
Marcílio, algumas orientações devem ser seguidas.
Ela
afirma que é importante se prevenir de cobranças por atraso, buscando canais
alternativos para a quitação de contas, como por exemplo, casas lotéricas.
Outros meios são os caixas eletrônicos dos bancos, correspondentes bancários,
Internet e o telefone. “ No caso de o consumidor encontrar dificuldades ao
procurar essas opções, ele deve recorrer ao Procon”, orienta Nadiete.
Vale
ressaltar que a greve não é uma situação gerada pelo consumidor e o atraso no
pagamento não deve gerar penalidades para ele. Por isso, caso esgotem todas as
tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa.
Recomendações
É
interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como por exemplo,
uma foto tirada mostrando que a agência estava fechada. Ao entrar em contato
com a empresa pelo telefone, é importante o consumidor anotar o dia e a hora
desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento.
Em
hipótese alguma, o consumidor poderá ter o nome incluído nos cadastros de
proteção ao crédito. Caso isso ocorra, deverá registrar queixa no Procon. Mais
informações pelo telefone
3374-6540.
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