10 de julho de 2015

SAÚDE

Jaraguá registra sete novos casos de HIV por mês

Já são 43 o número de novos casos de HIV em Jaraguá do Sul, somente no primeiro semestre deste ano. Em todo o ano de 2014, foram 28 novos casos. Os números resultam na média de 2,3 novos casos por mês. Neste ano o índice já está em 7,1 novos casos por mês, um aumento de mais de 200%.

A gerente em Vigilância em Saúde e coordenadora do Programa DST/Aids, Fabiane da Silva Ananias, explica que o número de pessoas infectadas com o vírus vem subindo e que a prevenção, na maioria das vezes, não está acontecendo. “Muitos jaraguaenses pensam que não existe HIV em Jaraguá. Também pensam que o HIV tem 'cara'. Cara de doente, pálido, debilitado, mas isso não acontece. Aquela menina linda, 'sarada', gatíssima, que não tem cara de doente, pode ter HIV e nem saber. Aquele menino lindo, com quem a garota se relacionou só uma vez, pode ser um transmissor do vírus, sem saber”, alerta a psicóloga Fabiane.


Jaraguá do Sul está acima da média nacional de 20,2 casos de HIV a cada cem mil habitantes. Aqui esse número é de 28 casos para cada cem mil habitantes. Em Joinville o índice é de 40 casos e, em Itajaí, 70 casos. Jaraguá ocupa o 11º lugar em número de casos no estado, entre as cidades com mais de cem mil habitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário