11 de junho de 2015

HAITIANOS EM JARAGUÁ DO SUL

Fluxo migratório iniciou em 2010 - Jaraguá
já recebeu dezenas de imigrantes



Foto: Alexandre Lima 

ATENDIMENTO AOS HAITIANOS

A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry, se manifestou sobre os haitianos que vem buscar oportunidades de trabalho em Jaraguá do Sul. Ela disse que recebeu em seu gabinete imigrantes que estão com dificuldades de encontrar oportunidades na cidade e tem passado por situações difíceis.
“Para auxiliá-los, encaminhamos estes imigrantes haitianos para a Casa de Passagem (Centro de Resgate Social), que é um serviço da secretaria de Assistência Social do município e prontamente foram atendidos”, informou. 

De acordo com Natália, “eles foram levados ao Centro de Resgate Social e estão recebendo o atendimento necessário e serão encaminhados ao mercado de trabalho”. Ela contou que no mesmo dia, encontrou na agência dos Correios uma haitiana, com bebê recém-nascido indo ao hospital tirar os pontos da cesariana. “Isso me comoveu e novamente acionamos o Centro de Resgate Social para o devido atendimento”, disse. 

Eles passam por um momento difícil em seu país, assim como nossos imigrantes também já passaram e vieram para o Brasil, Santa Catarina e Jaraguá do Sul em busca de uma nova vida”.


O vereador Jair Pedri (PSDB) também abordou o tema na Ordem do Dia e ponderou que “Jaraguá do Sul tem sido muito hospitaleira com os haitianos e senegaleses. Temos sim que tratar bem e respeitar essas pessoas. Porém, minha única preocupação é que se nós, país, Estado e município temos condições de recebe-los? Eles precisam deste apoio, mas quero deixar a reflexão se temos esta condição”.
Pedri questionou se haverá creche para que esta mãe haitiana coloque seu filho, se haverá posto de saúde e trabalho. “Será que a cidade está preparada para receber e dar as devidas condições para estas pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário