17 de março de 2015

EVOLUÇÃO DA INTERNET

Palestrante Marcelo Ehalt da Cisco Brasil

(foto - Gustavo Woerner)
Evolução da internet é tema de palestra na plenária ACIJS-APEVI


Marcelo Ehalt, diretor de Parcerias e Alianças Estratégicas da Cisco no Brasil, empresa líder mundial em aplicações para transmissão de dados, participou na segunda-feira (16) da plenária semanal ACIJS-APEVI abordando o tema “Internet de todas as coisas”. Segundo ele, a internet vem evoluindo a cada dia e proporcionando resultados quanto à sua aplicação no mundo corporativo e pessoal.

“Hoje estamos vivenciando o que definimos como a quarta fase, a era da conexão da internet com todas as coisas. Desde que surgiu em 1984, a internet vem evoluindo com a conexão de todos os equipamentos garantindo a instantaneidade com o acesso às informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Atualmente, este estágio é no sentido de conectar a internet com todas as coisas, ou seja de transcender a simples conexão com um recurso como um telefone ou um computador para se conectar com objetos como cadeiras, mesas, até uma lata de lixo ou uma bola de basquete”, exemplifica Marcelo.

O executivo argumenta que o conceito traz vantagens e dá exemplos: “Numa conexão com o carro há grandes benefícios desde ter informações sobre a mecânica do veículo até pontos de melhoria da mobilidade urbana e na segurança, pois estando conectado com os semáforos, com ambulâncias, por exemplo, você tem as informações necessárias para o seu deslocamento”. Explica que estas aplicações diversas permitem às pessoas se programarem e a tomarem decisões adequadas de acordo com as suas necessidades, privilegiando o cidadão com acesso a informações que melhoram o seu dia a dia e a sua qualidade de vida.

“É uma evolução que vai acontecendo aos poucos. Hoje já temos redes de internet com acesso garantido, as redes se expandem para wi fi nos postes de energia elétrica. Então este é um processo de desenvolvimento contínuo e na medida em que as pessoas vão percebendo os benefícios eles vão se ampliando e com isso a internet vai se expandindo naturalmente com redes mais confiáveis”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário