10 de março de 2015

DENGUE EM SC

Santa Catarina confirma 401 casos de dengue

Boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta segunda-feira, 9, informa que de janeiro de 2015 até o momento foram confirmados 401 casos de dengue em Santa Catarina. Deste total, 318 são autóctones (transmissão dentro do Estado), 36 importados (transmissão fora do Estado) e 47 estão em investigação para definir o local de transmissão. Outros 1.285 casos foram descartados por apresentarem resultado laboratorial negativo para dengue. 
Jaraguá do Sul possui 7 focos do mosquito da dengue, 10 pacientes foram considerados suspeitos, mas nenhum caso da doença foi confirmado.
Os 318 casos autóctones registrados no Estado tiveram como local de transmissão Itajaí, que enfrenta um surto de dengue desde janeiro. Os dados apontam que o município apresenta uma taxa de incidência (total de casos novos na população) de 158 casos por 100 mil habitantes.
Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 2.304 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

O que fazer em caso de suspeita de dengue

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Jaraguá do Sul orienta que todas as pessoas que viajaram para fora do município e que tenham sintomas da dengue procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica. Os sintomas da dengue são febre alta (entre 39° e 40°C), dor de cabeça, dores nas articulações, falta de apetite, fraqueza, vômitos, manchas na pele (podendo haver coceira), náusea e diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário