17 de fevereiro de 2015

SAÚDE

Mutirão de preventivos acontece no dia 14 de março (sábado)

O agendamento já pode ser feito no posto de saúde mais próximo da residência

Os postos de saúde de Jaraguá do Sul vão realizar o mutirão de preventivo de câncer de colo do útero no dia 14 de março, sábado, no período da manhã. O agendamento já está aberto no posto de saúde mais próximo da residência de cada mulher. O objetivo do preventivo (Papanicolau) é detectar lesões que possam se tornar câncer do colo uterino.

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve estar menstruada, não deve ter tido relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias que antecedem o exame e também deve evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores à realização do exame. 

A partir do início da atividade sexual, as mulheres devem fazer seu exame anualmente. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. No ano de 2014, foram diagnosticados oito casos de câncer de colo uterino nas mulheres do município que fizeram seus exames pelo SUS. Em 2013, houve três mortes por câncer de colo de útero e em 2014, foram quatro mulheres mortas por essa causa em Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário