19 de fevereiro de 2015

DENGUE EM SANTA CATARINA

Boletim atualizado da dengue confirma 134 casos da doença em Santa Catarina

Desde o início do ano até agora, quatro casos foram considerados suspeitos de dengue em Jaraguá do Sul, mas foram descartados Cinco focos do mosquito Aedes aegypti já foram encontrados no município.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa, em boletim divulgado nesta quinta-feira,19, que estão confirmados 134 casos de dengue em Santa Catarina em 2015. Do total, 109 foram transmitidos dentro do próprio Estado (autóctones), todos infectados em Itajaí. São 107 residentes em Itajaí, um morador de Balneário Camboriú e outro de Blumenau, mas que contraíram a doença em Itajaí.

O boletim também mostra que há o registro de 21 casos importados (contraídos fora de Santa Catarina) registrados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1), Braço do Norte (1), Brusque (1), Canoinhas (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), São José do Cedro (1), São José (3), Três Barras (1), Xanxerê (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5). Há, ainda, quatro casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Itajaí (1) e Joinville (2).

Outros 386 casos suspeitos estão aguardando resultado do exame laboratorial pelo Lacen/SC e 273 foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue.


No Estado, há 1.567 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Até o momento, todos os casos autóctones são de pessoas que se infectaram no município de Itajaí, especificamente nos bairros de São Vicente e Cordeiros, o que significa que o surto está restrito a estas localidades. Na semana passada, técnicos da Dive realizaram uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede de saúde de Itajaí sobre manejo clínico da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário